terça-feira, 7 de maio de 2013

Mapas conceituais


         Quem anda lendo o blog viu que na nossa aula dessa semana começamos a trabalhar com mapas conceituais, pois bem, agora vamos aprofundar um pouco mais esse assunto mostrando alguns aspectos dessa ferramenta de aprendizagem. Divirtam-se :)


Quem criou a teoria dos Mapas Conceituais?


         O pesquisador e navegador Joseph Novak foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria dos Mapas Conceituais na década de 70 e seu objetivo era facilitar a administração de uma companhia de navegação.


Afinal, o que é um mapa conceitual?


         Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposição.
         Veja um exemplo:


      Agora ficou fácil não foi? É preciso saber que o mapa conceitual não precisa vir com a explicação, pois, se você precisa dela é sinal que o mapa não ficou claro! Agora irei responder a próxima pergunta em forma de mapa e veremos se todos pegaram o jeito !


Para que servem os Mapas conceituais?

     




Como construir meu Mapa Conceitual?


        Uma possível técnica de construção de um mapa conceitual pode seguir as seguintes etapas: ter, antes, uma boa pergunta inicial; escolher um conjunto de conceitos (palavras-chave) escolher um par de conceitos para estabelecimento da(s) relação(ões) entre eles; decidir qual a melhor e escrever uma frase de ligação para esse par de conceitos escolhido;
        Resumidamente, os conceitos se relacionam da seguinte forma:

"conceito" - verbo - "conceito".


E o CmapTools? Do que se trata?


          É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human 
Machine Cognition da University of West Florida, sob a supervisão do Dr. Alberto J. Cañas, e permite ao usuário construir, navegar, compartilhar e criticar modelos de conhecimento representados com Mapas Conceituais. 
          A ferramenta possui independência de plataforma e permite aos usuários construir e colaborar de qualquer lugar na rede, internet e intranet, durante a elaboração dos Mapas Conceituais com colegas, como também, compartilhar e navegar por outros modelos distribuídos em servidores pela Internet. 
         Através de uma arquitetura flexível, a ferramenta permite ao usuário instalar somente as funcionalidades necessárias, adicionando mais módulos conforme a necessidade, ou na medida que novos módulos com novas funcionalidades sejam desenvolvidas. É desenvolvido utilizando tecnologia Java, permitindo com isso ser executado em várias plataformas.


Agora vamos lá, coloquem a mão na massa! Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário